Clique aqui para falar com a INKJET COMPANY
Banner
Gostou do artigo ? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais !
Compartilhe este artigo no Orkut
Compartilhe este artigo no MySpace

Tinta corante ou pigmentada ? Qual usar ?

Escrito por Gustavo em Segunda, 01 Agosto 2011 05:00
Atualizado em on Segunda, 18 Março 2013 15:29

Você já ficou na duvida de qual tinta deve usar na sua impressora ? Seu fornecedor não deixou claro qual tinta esta usando e não sabe qual comprar para repor ?

Este texto vai tentar esclarecer a diferença entre uma e outra e ensiná-lo também como identificar a tinta que esta usando.

O primeiro passo a entender é que tinta para impressora EPSON não é igual a tinta para impressora HP. Estas 2 marcas utilizam tecnologias diferentes na cabeça de impressão e portanto exigem tintas com características físico-quimicas bem diferentes, em resumo, a fórmula das tintas para EPSON e HP são diferentes.

Isso seria tema para um outro artigo, bem mais técnico e extenso, então voltemos ao tema original: Qual a diferença entre tinta corante, tinta  pigmentada e tinta sublimática ?

4 tipos de tintas INKJET COMPANY

Um dos elementos usados na fabricação das tintas é o elemento que é responsável pela cor. Este elemento pode estar em 2 estados, líquido e sólido (pó).

Quando o elemento esta no estado líquido, costuma-se dizer que a tinta é "a base de corantes" ou "tinta corante". Por outro lado, quando o elemento esta no estado sólido (pó), costuma-se dizer tinta "a base de pigmentos" ou "tinta pigmentada".

A tinta corante, por usar elementos liquidos tem uma aparência bem mais fina, dando até a impressão de ser "aguada". Já a pigmentada tem um aspecto mais leitoso.

O fato da tinta ser mais grossa ou mais fina não significa que uma funcionará melhor que a outra. Sua impressora foi projetada para utilizar um determinado tipo de tinta, que pode ser corante ou pigmentada, e deve funcionar muito bem se voce seguir o padrão recomendado pelo fabricante do equipamento.

Muito se lê que tinta pigmentada entope cabeça de impressão, mas fica dificil acreditar que fabricantes de renome mundial lançariam suas impressoras utilizando tintas que as danificam com grande facilidade. O que ocorre é que muito usuários, na vontade economizar alguns poucos trocados a mais, compram tintas de procedencia duvidosa, "tintas universais", que segundo as empresas que as vendem servem em todos os tipos de impressoras. E quando começam a ter problemas, vem logo culpando a impressora.

Além disto, uma tinta para impressora que tenha um bom padrão de qualidade é filtrada através de filtros profissionais de altissima precisão, que impedem que existam partículas em suspensão maiores do que 0,4 microns (0,4 milionésimos de milimetro) em sua composição.

As tintas INKJET COMPANY, como também as tintas originais de sua impressora, são fabricadas com matérias primas de altissima qualidade, usando as técnicas mais modernas da indústria química para este segmento.

Continue navegando por estas páginas e entenda a diferença entre tinta corante e pigmentada.


Comentários 

 
+3 # troca de tintasFernando Alcantara 08-12-2013 21:54

se minha impressora Epson veio com tinta corante (Pelo que pude perceber), eu posso depois trocar para pigmentada. se eu fizer isso como proceder?
Responder | Responder com citação | Citar
 

Gostou do artigo ? Deixe um comentário...






Código de segurança
Digite os caractereres que você vê na imagem
acima ou clique em atualizar para trocar a imagem


Atualizar

Inscreva-se no newsletter da Inkjet Companye mantenha-se informado sobre produtos para recarga de cartuchos, bulk ink, tinta para epson e hp e impressão de fotos

Siga a Inkjet Company

Principal | Sobre a Inkjet Company | Produtos | Perguntas Frequentes | Novidades | Onde comprar | Fale Conosco | Garantia, Trocas e Devoluções

INKJET COMPANY SUPRIMENTOS
Rua Romeu Carnevalli, 200 - Centro
12209-005 - São José dos Campos - SP
(12) 3209.4932
www.inkjetcompany.com.br
(clique aqui para ver o mapa)
Clique aqui para falar com a Inkjet Company